sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Não descuide do seus rins

Oi estou sumida né? Pois é, esse clima de fim de ano as pessoas ficam ansiosas querem fazer tudo que não fizeram, isso inclui minha mãe.

Esta semana, como já tinha contado, a Sweet foi no Tio Valdo. Ela está inapetente e vomitando. O Tio Valdo cortou por 15 dias o Tapazol (remédio para hipertiroidismo, causa náuseas e vômitos), e pediu para minha mãe ficar de olho, mas ela não melhorou então voltou lá e fez um ultrassom. O fígado e pancreas estão bem, mas os rins.....estão com aspecto globoso (deveriam ter a forma de um feijão) e menores. Colheram sangue para fazer uma função renal e surge a razão da falta de apetite. Sua creatinina está em 5,50 (normal até 1,8).


Desde terça feira a Costas Prateadas toma soro todos os dias e será assim. Daqui a 15 dias o exame será repetido para ver se a soroterapia está surtindo efeito. Como terá que tomar soro todos os dias a Tia Márcia ensinou a minha mãe aplicar. Ontem fiquei do lado da Suissinha no sofá enquanto ela tomava.

Fiquem atentos aos sinais: os peludinhos passam a tomar muita água, podem ter vômitos, inapetência, cheiro forte na boca, perda de peso e a urina muito clarinha quase como água. Ao menor sintoma faça uma função renal, é uma doença silenciosa e grave. A Sweet é renal já há algum tempo e minha mãe faz exames frequentes e ainda assim a taxa de creatinina dela aumentou muito entre um exame e outro.

É isso, dias melhores, dias nem tanto e maldita insuficiência renal que acomete uma enorme quantidade de bigodinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário