segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tratamento com células tronco para pets

Na última sexta feira o Globo Reporter fez o programa com o tema das células tronco. Assistimos a história de uma gatinha com doença renal que faz o tratamento no interior de SP. Minha mãe e a Tia Márcia ficaram muito entusiasmadas, inclusive iam ligar para a Globo perguntando em que faculdade de veterinária a gatinha da reportagem se trata. No sábado a Pumbaa teve sessão de acupuntura e então elas aproveitaram e perguntaram para a Tia Ayne se ela sabia sobre esse tratamento.

A Tia Ayne disse que conhecia e é lá em Jaboticabal. Ela falou ainda que por ser uma terapia relativamente nova não há ainda estudos sobre, e se há, consequências. Por exemplo pode ser que a implantação de células tronco em um órgão doente futuramente possa provocar um tumor. Ainda não se sabe.

Como vocês sabem a nossa Costas Prateadas cruzou a Ponte há 4 meses, ela morreu de falência hepática. Ela já tinha hepatite e o Tio Valdo estava controlando com medicação mas ele já tinha alertado que a qualquer momento a doença seguiria seu curso e que a única coisa que a salvaria seria um transplante.
Bem, além de não ser ainda possível, pelo menos aqui no Brasil, talvez ainda assim nossa Gorilinha não fosse uma boa candidata dado seu histórico de outras doenças.

Bem tudo isso para explicar que se a Sweet fosse viva ainda, minha mãe a inscreveria nesse tratamento pioneiro aqui no País, já que não havia outra alternativa para sua doença.

Gostaria de deixar claro que o objetivo desta postagem não é recomendar ou indicar este tratamento,  mas simplesmente divulga-lo.

O médico veterinário é quem deve esclarecer e indicar os melhores tratamentos e terapias para seus animais. Por isso é fundamental ter um bom profissional, competente, honesto e não menos importante sensível e dedicado.

O Hospital Veterinário Sena Madureira está recrutando donos que autorizem o tratamento de seus animais  com células tronco. Os animais inscritos farão parte de um estudo e portanto o tratamento será gratuito.
Inicialmente só algumas doenças é que serão tratadas com a nova terapia. Como a reportagem é grande e detalhada dá um pulo para obter todas as informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário